
O que é o alcoolismo?
O alcoolismo é a dependência do álcool. Essa condição é considerada uma doença segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem tratamento.
O que leva uma pessoa a se tornar alcoólatra?
"Fugir"da realidade. O uso descontrolado do álcool pode ter sido iniciado por algum
problema da vida. Como por exemplo, uma Desilusão amorosa, problema financeiro ou profissional, sentimento de culpa, sentimento de incapacidade, alguma situação que teve grande abalo emocional, entre outros diversos fatores... O motivo é individual de cada um.
Por isso que é o ideal um tratamento, assim tratar a raiz do problema e evitar que aconteça recaída.
Posso realizar o tratamento em casa?
Até pode realizar o tratamento por conta própria, mas além de ser difícil pode ser perigoso, e vamos explicar o porquê:
Ao iniciar o tratamento o paciente passa por um processo de desintoxicação que é o tempo em que o álcool sai do organismo, nessa etapa o paciente sofre com a abstinência aguda.
A abstinência pode causar diversos sintomas sendo eles dores físicas e/ou confusões mentais, insonia, alteração de humor, por isso a necessidade de acompanhamento clínico, o corpo entra em colapso, toda medida nessa fase tem que ser cautelosa para não acontecer uma fatalidade.
Além de que ao tratar em casa a tendencia é a pessoa se automedicar para amenizar esses sintomas, medicação errada não vai resolver e o organismo vai continuar "pedindo" o consumo do álcool para amenizar a abstinência, e isso é perigoso a ponto de ser fatal a medicação errada e mistura de medicação com álcool;
O que pode acontecer se não tratar o alcoolismo?
A pessoa pode vir a sofrer de doenças como por exemplo, gastrite, hepatite alcoólica, impotência, infertilidade, câncer, infarto, trombose, demência, anorexia alcoólica entre outras. Além de perda de sonhos, emprego, oportunidades...
Só o alcoólatra está sendo prejudicado?
Não, a família também é prejudicada por meio da preocupação com seu familiar, em alguns casos brigas na casa, crise no casamento por conta da bebida, sem contar que crianças e adolescentes presenciando essa situação é muito prejudicial ao seu desenvolvimento, podendo haver problemas futuros. Deve se levar em consideração também que muitas vezes dirigem sob o efeito do álcool, podendo causar terríveis acidentes e matar pessoas inocentes. "Fugir"
Como funciona o tratamento na clínica de reabilitação?
O paciente fica interno por um período de 3 a 6 meses de acordo com a orientação da equipe da clínica. Passa pelo processo de desintoxicação com a equipe médica.
Diariamente tem reuniões terapêuticas em grupo e individuais, reuniões de partilha. Essas reuniões servem para trabalhar a motivação do tratamento, ensinar a como lidar melhor com os sentimentos, orientações, práticas terapêuticas, etc.
Periodicamente consultas com o psicologo, que irá identificar os problemas emocionais de forma individual e trata-los.
Reuniões evangélicas, pois acreditamos que os ensinamentos da bíblia desperta a fé que pode curar vícios.
Atividades físicas e lazer toda semana. Cuidados diários para resgate da autoestima.
Há um cronograma com horários organizados para realização de cada atividade, e também para os horários livres.

Tire suas dúvidas sobre o tratamento com nossos especialistas
Milhares de famílias recuperadas.
Dê você também o fim no alcoolismo na sua família!

